domingo, 27 de abril de 2008

bichos do mar

Explorei intensamente o ambiente marinho de Luanda.
A praia era obrigatória para suportar o calor, e como miúdo que adora água, apanhei e observei tudo o que se possa imaginar.

Na Ilha de Luanda, foram colocados quebra-mares para reter o avanço do mar e a destruição da ilha pelas calemas (na gíria local, são as marés vivas bi-anuais, com ondulação muito volumosa). Soube há poucos anos que foi o LNEC em Lisboa que fez o estudo desses quebra-mares.
Os quebra-mares, promoveram um habitat notável para muitas espécies marinhas. Umas criavam lá os seus "ninhos", outras os seus refúgios, outras ainda elegiam aquilo como zona de caça.

Assim, era frequente verem-se a olho nu ou com máscara: moreias, polvos, garoupas, lagostas, caranguejos, e os mais variados peixes de passagem.
Apanhei à mão sem qualquer artefacto, garoupas pequenas e lagostas. Já os polvos não consegui apanhar, embora tivesse tocado em muitos...
Caranguejos, era fácil apanhar fora d'água.



O peixe-Baiacu era abundante, e pescava-se imenso para desgosto de quem andava à pesca com cana. É que esse peixe tem um espinho de cada lado, perto da cauda, que injecta em quem nele toca, um veneno perigoso. Para além disso, apenas alguns ilhéus o sabiam tratar para comer...
Outro peixe "maldito", era o Peixe-Balão, que era largado fora com anzol e tudo...
Tubarões-martelo com cerca de 1 metro, eram capturados ao largo nas canoas, e serviam para belos bifes.

Em certas alturas do ano (cerca de Abril) apanhavam-se na zona de rebentação virada ao mar aberto, uns moluscos muito bonitos e saborosos. Eram as KITETAS, de forma triangular e cor rosada. No Mussulo, também se apanham.

Em águas calmas, encontravam-se ostras em zonas algo profundas e as MABANGAS em zonas menos profundas. As mabangas, são moluscos quase esféricos de cor cinza-escura. Haviam com fartura numa área que foi aterrada: Chicala e Praia-do-Bispo. Mas também haviam na Corimba.
originalmente postado aqui