terça-feira, 18 de novembro de 2008

recriar

"Vejo bichos e caras em tudo o que me rodeia".
Esta frase, é de José Victor, meu amigo de juventude e meu cunhado.
Artista plástico, principalmente pintor e escultor, reinventou há pouco tempo o conceito do brinquedo efémero, tal como as crianças que fazem brinquedos com tudo: paus, embalagens, etc...
Em África, é normal uma criança pegar numa lata e transformá-la num carro com volante e tudo. Assim como uma menina pega num pedaço de madeira, coloca-lhe uns trapinhos, faz uma boneca, depois deita-a numa cama feita com pauzinhos e folhas de plantas...
Na Europa, esse espírito inventivo dos nossos filhos, perdeu-se.
Os nossos filhos, estão afogados em centenas de brinquedos para todos os fins, mas que nunca os satisfazem... Falta-lhes brincar com criatividade, criar realmente qualquer coisa que desperte o encantamento de ver algo nascer das suas mãos.
Para isso, José fez a "Oficina Recriativa", um atelier itinerante, que corre as mais diversas instituições de Portugal e da Europa. Este incentivo à criatividade infantil, foi particularmente apreciado na Alemanha.

Agora, os Médicos do Mundo propõem dois brinquedos feitos por José para essa instituição.
A ambulância, tem uma cara. Tem a expressão determinada da missão urgente, e tem a boca torta como se estivesse a emitir o som da sirene.
A enfermeira, tem a cara da senhora bondosa, o sorriso de quem trata os pacientes com gosto.

Ver mais em Médicos do Mundo.